
O Capital Futebol Clube, que nasceu como Ricanato em 2012, teve como objetivo desenvolver um trabalho social com jovens atletas da Região Sul de Palmas. Porém no seu primeiro trabalho conquistou o título estadual Sub 20, abrindo portas para projetos e desafios maiores, como os desenvolvidos nos últimos 10 anos.
A criação da Associação Desportiva Recreativa Cultura e Social Ricanato, veio para resgatar o objetivo social do Grupo Ricanato em trabalhar com projetos sociais ligados ao futebol com a população moradora dos diversos loteamentos implantados pela empresa e no seu entorno.

Introdução
A Associação Desportiva Recreativa Social e Cultural Ricanato se empenha em estimular e assegurar o acesso ao esporte e lazer a todos os tocantinenses. Assim o faz por entender que a prática adequada de atividades esportivas contribui para o bem estar e a saúde da população, bem como é um importante mecanismo de inclusão social.
Apesar de estarmos em uma capital, em várias regiões da cidade se encontram famílias em condições precárias, tendo muitas vezes a esperança da melhoria da qualidade de vida depositada em suas crianças e adolescentes. Essa esperança se dá ao passo que os mesmos possam estudar e ingressar numa faculdade ou mesmo firmar carreira na área esportiva, em especial o futebol. Esse caminho pode ser desviado do jovem caso o mesmo não tenha uma atividade paralela a escola que o afaste das más companhias e consequentemente das drogas.
Neste contexto a atividade esportiva é um forte aliado em ocupar o tempo ocioso destas crianças e adolescentes, além de se caracterizar como uma pratica saudável e que lhe auxiliará no desenvolvimento físico e social, além de auxiliar na saúde mental no período Pós COVID 19.
O Projeto Pegada de Craque será de fundamental importância neste sentido, pois atenderá 1 núcleo localizado na região sul de Palmas para atender até 500 crianças e adolescentes da localidade que serão determinados mediante pesquisas socioeconômicas de cada setor e onde foram diagnosticados aqueles com maior risco social.

Objetivo Geral
Democratizar o acesso à prática esportiva como instrumento educacional e de lazer, visando o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes, sem qualquer distinção ou discriminação.
Objetivos Específicos
-
oferecer prática esportiva de qualidade;
-
promover hábitos saudáveis para crianças, adolescentes e familiares;
-
contribuir para o desenvolvimento humano, em busca de qualidade de vida;
-
contribuir para a diminuição da exposição a situações de risco social;
-
otimizar os recursos humanos, materiais, financeiros e técnicos;
-
interagir com organismos federais, municipais e ONG’s;
-
contribuir para o processo de inclusão educacional e social;
-
contribuir para a diminuição dos índices de evasão e repetência escolar da criança e do adolescente;
-
oferecer atividades sócio-educativas, culturais, esportivas e de lazer para melhor socialização e intercâmbio entre as comunidades;
-
auxiliar no combate a doenças, uso de drogas e criminalidade;
-
contribuir com a saúde mental das crianças, adolescentes e familiares no período Pós COVID 19
-
construir uma consciência cidadã.
Informações iniciais
-
NÚMERO DE ADOLESCENTES E JOVENS BENEFICIADOS POR ANO
-
500 crianças e jovens atendidas em 20 turmas com 25 crianças e jovens cada.
-
-
FAIXA ETÁRIA DAS CRIANÇAS
-
As crianças e adolescentes participantes devem ter entre 7 e 15 anos.
-
-
SETORES ATENDIDOS NO PROJETO
-
Este projeto prevê a instalação de 1 núcleo para atender 500 crianças que moram nos seguintes setores de Palmas/TO.
-
Jardim Taquari
-
Jardins Aureny's
-
Jardim Santa Bárbara
-
Jardim Santa Helena
-
Jardim Aeroporto
-
Jardim Sonia Regina
-
Jardim Bela Vista
-
Jardim Paulista
-
Jardim Vitoria I e II
-
Taquaralto .
-
-
Seleção Pública
O Projeto Pegada de Craque foi um dos 19 projetos aprovados entre 2019 e 2020 na Seleção Pública do Deputado Federal Tiago Dimas, que destinou emenda parlamentar cujo recurso foi liberado em maio de 2022.
"Além de propiciar esportes a meninos e meninas, o projeto tem o grande mérito de usar estrutura profissional, o que abre a oportunidade para aqueles que se destacarem seguir carreira dentro do esporte, se profissionalizando e se tornando jogador de futebol”, destacou Tiago Dimas, que visitou a estrutura do Capital FC para entregar o projeto para a Associação.
O projeto conta com a parceria do Grupo Ricanato, mantenedor da ADRCS Ricanato e patrocinador oficial do Capital FC.
Inscrições
Em breve anunciaremos mais informações de como se inscrever e participar deste projeto, fique atento nas redes sociais do Capital FC e do Grupo Ricanato. Caso queira mais informações mande um email para futebol@ricanato.com.br
